Software NF-e
Nota Fiscal Eletrônica
O que é o Nucleu NF-e?
O Nucleu NF-e é um progrma para emissão de Nota Fiscal Eletrônica, desenvolvido pela software house Nucleu Tecnolgia, situada em São Bernardo Campo. É um sofware homologado e que pode ser utilizado juntamente com o programa de gestão comercial Nucleu Excence e o novo software de gestão Nucleu Omnis. O fato do Nucleu NF-e se integra aos softwares de gestão Nucleu Excence e Nucleu Omnis facilitando a emissão de sua Nota Fiscal Eletrônica.
O que é a Nota Fiscal Eletrônica?
A Nota Fiscal Eletrônica é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes. Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente (garantia de autoria e de integridade) e pela recepção, pelo Fisco, do documento eletrônico, antes da ocorrência do Fato Gerador.
A Nota Fiscal Eletrônica é diferente da Nota Fiscal Paulista. A Nota Fiscal Paulista é um programa de estimulo à cidadania fiscal do Estado de São Paulo, com intuito de estimular os consumidores a exigirem emissão de documento fiscal no momento da compra. Este programa é destinado a Contribuintes varejistas do estado de São Paulo que realizem operações com consumidores finais.
A obrigatoriedade e o cronograma de emissão de Nota Fiscal Eletrônica e de Nota Fiscal Paulista também são diferentes e independentes.
A Nucleu Tecnologia disponibiliza para sua empresa uma nova solução emissão de sua nota fiscal eletrônica, bem como todos os processo envolvidos na transação comercial, sendo todos esses lançamentos feito eletronicamente.
Atendendo a todas as exigências governamentais vigentes, a empresa ainda prestamos todo o suporte necessário para nossos clientes :
- Instalação
- Treinamento
- Consutoria Fiscal e Tributária em gestão comercial.
Quais as vantagens da Nota Fiscal Eletrônica?
Para os emitentes da Nota Fiscal Eletrônica (vendedores) podemos citar os seguintes benefícios:
- Redução de custos de impressão do documento fiscal, uma vez que o documento é emitido eletronicamente. O modelo da NF-e contempla a impressão de um documento em papel, chamado de Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), cuja função é acompanhar o trânsito das mercadorias ou facilitar a consulta da respectiva NF-e na internet.
- Redução de custos de aquisição de papel, pelos mesmos motivos expostos acima;
- Redução de custos de armazenagem de documentos fiscais. Atualmente os documentos fiscais em papel devem ser guardados pelos contribuintes, para apresentação ao fisco pelo prazo decadencial.
- GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos: a NF-e é um documento eletrônico e não requer a digitalização do original em papel, o que permite a otimização dos processos de organização, guarda e gerenciamento de documentos eletrônicos, facilitando a recuperação e intercâmbio das informações;
- Simplificação de obrigações acessórias. Inicialmente a NF-e prevê dispensa de Autorização de Impressão de Documentos Fiscais – AIDF. No futuro outras obrigações acessórias poderão ser simplificadas ou eliminadas com a adoção da NF-e;
- Redução de tempo de parada de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira. O Estado de São Paulo atualmente não possui postos de fronteiras; no entanto, outras Unidades da Federação possuem, e toda informação constante nos documentos fiscais devem ser digitadas nos seus sistemas nas verificações de fronteiras. Ao emitir uma Nota Fiscal Eletrônica, o fisco de todo o país já tem suas informações disponíveis, aguardando apenas a chave de acesso para consultá-la;
- Incentivo a uso de relacionamentos eletrônicos com clientes (B2B). O B2B (business-to-business) é uma das formas de comércio eletrônico existentes e envolve as empresas (relação "empresa - à - empresa").
Para as empresas destinatárias de Notas Fiscais (compradoras), podemos citar os seguintes benefícios:
- Eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias, uma vez que poderá adaptar seus sistemas para extrair as informações, já digitais, do documento eletrônico recebido.
- Planejamento de logística de recepção de mercadorias pelo conhecimento antecipado da informação da NF-e
- Redução de erros de escrituração devido à eliminação de erros de digitação de notas fiscais;
- GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos, conforme os motivos expostos nos benefícios das empresas emitentes;
- Incentivo a uso de relacionamentos eletrônicos com fornecedores (B2B), pelos motivos já expostos anteriormente.
fonte: Secretaria da Fazenda